MUDANÇAS À CAMINHO NA PELADA 11

MUDANÇAS À CAMINHO NA PELADA 11

Pontuação dos goleiros, maior abertura para participantes e padronização de arbitragem. Confira agora o que muda na Pelada 11 a partir deste ano.



Com 2019 começando agora para valer, a Pelada 11 prepara seu pacote de mudanças para se adequar às demandas do campo em que joga e se manter na vanguarda do cenário do esporte amador.

O primeiro quesito é a pontuação dos goleiros. Se nos últimos três sábados foi lançada a tentativa de adequar a pontuação do gol com a dos demais jogadores; onde, no caso em que o goleiro perde um jogo, também zera a partida seguinte independente do resultado - assim se assemelhando à saída de campo daqueles derrotados na linha; hoje se cogita seriamente o retorno para o modelo mais tradicional - em que o goleiro pode pontuar em todos os jogos, excedendo-se os empates.

O principal motivo para isso é a possibilidade dos jogadores de linha derrotados num jogo, também voltarem para o campo na partida seguinte então no gol. Outro motivador, no entanto, é a pouca diferença de pontuação que o novo regulamento ocasionou: cerca de 0,5 ponto em média. Desta forma, não há muito sentido abrir mão de uma regra clara em função de outra complicada até de explicar.

Outro quesito diz respeito ao aumento de participantes no grupo. O valor do campo aumentou cerca de R$25,00 por dia. Dito isto, a hipótese de duas horas de jogo por sábado se mostra mais vantajosa para todos, uma vez que o aumento financeiro é menor em proporção à quantidade de pessoas.

Assim, veio o pedido direto da administração para que todos os participantes chamem mais peladeiros à vontade, para em contrapartida, conseguir mais tempo de jogo por sábado. Cogita-se, inclusive, passar do limite de 25 jogadores de linha por dia.

E, por fim, a questão do juiz. Devido ao sensível aumento da quantidade de reclamações dentro de campo, a Pelada 11 espera enfim padronizar a arbitragem. No caso, deixando que os times em campo resolvam os lances mais simples, mas conduzindo aqueles mais polêmicos para que um voluntário "na de fora", apite em favor de uma decisão específica.