PELADA 11 - POLÊMICA NA ÚLTIMA PELADA DE ABRIL

PELADA 11 - POLÊMICA NA ÚLTIMA PELADA DE ABRIL

Nunca 0,33 ponto foi alvo de tanta controvérsia.





Além de grandes mudanças na classificação, a última pelada de abril trouxe também uma inusitada controvérsia. Mais precisamente, uma valendo 0,33 ponto.

A princípio, tal numeral causa estranheza, afinal, aqueles costumeiramente reconhecidos no ranking da Pelada 11 são o 1 ponto, equivalente à vitória, e o 0,5 ponto, referente ao empate, além claro do 0 ponto, quando em derrota. Mas é no caso da meia participação que a situação complica um pouco: simplesmente divide-se o total de pontos pelo número de jogadores. Então, em uma vitória, caso haja troca de jogadores no time vitorioso, ambos saem com 0,5 ponto. E no empate, 0,25 ponto. Isso quando o revezamento compreende dois jogadores apenas, como normalmente pode ocorrer.

Mas como lidar com o revezamento de três participantes? Pois foi isso mesmo que aconteceu logo no 2º jogo do dia. Debaixo de forte sol, Maurício de Carvalho precisou sair de campo, cedendo sua vaga para Luís Carlos. Mas foi apenas após alguns instantes que Luís também se machucou, permitindo a Luca Alves enfim entrar na partida.

Fim de jogo, o time em questão saiu-se vencedor, e a organização adotou o critério de sempre, optando porém por dividir a pontuação não entre dois, mas sim entre três participantes. Como resultado, o 1 ponto se transformou em 0,33 ponto, distribuídos entre os três jogadores envolvidos.

E o problema ficou ainda maior quando foi justamente esta pontuação que deu a vitória do dia a Luís Carlos, distanciando-se do resto do seu time na classificação, evitando assim um inédito empate quádruplo.

O cenário está longe de uma definição no entanto: a organização ainda não bateu o martelo e o 0,33 pode simplesmente se dissipar para o jogador, tornando-se 0,5 ponto para Luca Alves e Maurício de Carvalho apenas. Mas apesar de tudo, isso pouco influencia no fato mais relevante do final de semana: após dois meses de liderança de Wyliam Messi, Luís Carlos voltou à dianteira da corrida pela Taça das 11. E numa briga encardida em que qualquer décimo pode fazer a diferença, este 0,33 pode se revelar um número muito maior.