- Autoria do escritor Leandro Soares (20/05/2019).
- Os artigos publicados por colaboradores não necessariamente traduzem a opinião do Grupo Troféu, cabendo aqui o propósito único de estimular a parceria da associação com os seus associados.
A GRAVIDADE E O MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES
Em ciências físicas, a gravidade é um fenômeno que confere peso aos objetos, fazendo-os cair no chão quando soltos.
Do ponto de vista espiritual, o corpo físico que reveste o espírito é pesado, deixando os nossos pés atrelados à Terra.
Envolvido num cárcere temporário desde o berço, o ser humano se depara com dissidências internas e interpessoais em conformidade com o meio ambiente que se faz presente no tempo e no espaço.
Nesse sentido, a gravidade não tem mais conotação científica. A gravidade se torna prova e expiação a título de aprendizado quando somos tolhidos no nosso livre arbítrio.
Tal medida visa educar impulsos e tendências inerentes a cada ser humano. Muitas vezes por desconhecimento das leis de Deus, torna-se demasiado grave o problema de saúde ou mesmo as limitações materiais, por exemplo.
Todos sem exceção se deparam com algum tipo de gravidade na vida de forma individual e coletiva.
Nos relacionamentos pessoais, a repulsa é grave com relação às classes sociais mais desfavorecidas, ao racismo desmedido e outras formas de exclusão.
A violência também é sinal grave de que não aprendemos a mensagem de Jesus. E ao mesmo tempo a quantidade de compromissos materiais para resolver se tornam sobrecarga para o ser humano no seu dia a dia.
Diante desse cenário, tornamo-nos vitimas de nós mesmos ao lamentar nossas tribulações. E o que fazer diante da gravidade das provas e expiações?
Para começar, necessário se faz esvaziar esse sentimento de materialidade que prevalece desde que chegamos a este mundo.
No mundo material são criadas necessidades como se fossem trazer a verdadeira felicidade, esquecendo que tudo é passageiro; que as coisas materiais não preenchem o vazio para o enfrentamento das provas e expiações.
Esse inconformismo que traz conflitos internos e externos muitas vezes nos leva a optar pelo caminho da espiritualidade com vistas a tornar o jugo mais suave.
É por isso que Jesus recomendou: "tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João, 16:33)."
O ânimo a que se refere Jesus deve trazer no bojo itens imprescindíveis como a fé e a esperança viva em cada dia de nossas vidas no "religare" que aponta o caminho a seguir.
Somente assim seremos vencedores tendo a certeza de que a gravidade no mundo maior é leve e suave.
Este é o nosso galardão! Muita paz e bem para todos!
Leandro Soares
20/05/2019
Disponível em: