- Autoria do escritor Leandro Soares (08/05/2019).
- Os artigos publicados por colaboradores não necessariamente traduzem a opinião do Grupo Troféu, cabendo aqui o propósito único de estimular a parceria da associação com os seus associados.
A PERDA E O APEGO
Há uma composição de Lulu Santos chamada "Como uma onda" que fala sobre a transitoriedade das coisas.
Uma das partes da letra diz "não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora, há tanta vida lá fora, aqui dentro sempre, como uma onda no mar (...)".
Revela-nos a letra que diante de alguma perda, tentamos fugir de nós mesmos, do mundo. Tentamos se apegar a ilusão de que nada mudou e permanece intacto.
Isto ocorre muito quando se perde algum ente querido, ou mesmo perde-se o emprego ou um grande amor ou também um bem material.
O apego à situação de outrora torna-se a bússola da estagnação. Muitos ainda mantêm o quarto e as roupas do seu ente querido. Outros buscam no vício a compensação para o esquecimento das perdas. Enquanto que para outras pessoas a mente ainda vive presa aos momentos de brilhantismo profissional, à prosperidade material ou à dependência daquele amor.
São sinais de que não estamos preparados para as provas e expiações da vida. Diz-se que "quem vive de passado é museu", mas acabamos teimando e inclusive se lamentando de tudo que já passou.
É salutar e normal o luto e o pesar diante das perdas, mas a vida continua e se estamos ainda aqui é porque tem uma razão de ser.
O mar da vida é instável e dinâmico e nos obriga a se mover para outros planos. De nada vai adiantar paralisar o pensamento naquilo que passou.
"Tudo passa, tudo sempre passará"! Há tanta vida lá fora que precisa da gente e se mostra pra gente em cada amanhecer.
A esperança em dias melhores deve ser a mola mestra para o atingimento de objetivos para ser feliz e fazer o outro feliz.
Tantas pessoas que só precisam de um sorriso e nada mais. E não podemos continuar a ser sombra de nós mesmos.
Então, que sejamos o sol de muitas pessoas! Para que a fé seja o reflexo de nossos atos rumo à felicidade!
Paz e bem para todos!
Leandro Soares
08/05/2019
Disponível em: